O desenvolvimento de aplicativos se tornou uma prática cada vez mais comum entre as empresas, uma vez que tem se notado o crescimento do uso de dispositivos móveis.
No entanto, apesar de ter como base ideias criativas, a criação de um aplicativo requer um planejamento profissional, exatamente para que ele atinja o objetivo desejado.
Afinal de contas, é preciso que uma série de fatores sejam analisados para que o app traga soluções reais e que façam sentido. Por isso, durante o desenvolvimento vários desafios surgem.
Contudo, para ajudar nessa criação, separamos algumas etapas a serem seguidas. Acompanhe abaixo!

1 – Ideação
O principal ponto para começar o desenvolvimento de aplicativos é a ideia. Então, essa fase se divide da seguinte maneira:
- Criação do conteúdo, aqui estamos falando da ideia principal;
- Os problemas que o aplicativo irá solucionar.
Então, o primeiro ponto faz referências às necessidades do público alvo, ou seja, dos futuros usuários. Logo, nela é importante que seja feito pesquisa de mercado e a colheita de feedbacks.
Por sua vez, a segunda fase envolve os problemas que o app vai se propor a resolver.
Assim, durante essa etapa você já consegue ter ideia do design inicial, bem como das possíveis funcionalidades do app.
2 – Briefing ou instruções iniciais
Após ter determinado o conceito inicial, o passo seguinte do desenvolvimento de aplicativos envolve o plano estratégico definitivo, que é baseado no briefing.
Portanto, nele será determinado alguns pontos cruciais, como o tempo necessário para que o app seja desenvolvido. Além das funcionalidades que farão parte dele.
Em seguida, deve-se pensar no layout, que deve seguir a arquitetura da informação, buscando o equilíbrio dos elementos e garantindo que a experiência do usuário seja a mais agradável possível.
3 – Criação do design
A criação do design é também um processo que faz muita diferença quando se fala em desenvolvimento de aplicativos.
Ora, é nessa etapa que será descrito todo o modo como os usuários vão interagir com o app. Sendo assim, deve-se fazer um mapeamento de todos os trajetos que serão feitos pelos usuários até que ele chegue ao objetivo principal.
4 – Escolha do sistema operacional
O quarto passo envolve a escolha do sistema operacional. De acordo com o site Statista, grande parte dos aplicativos, cerca de 71% deles, são desenvolvidos para Android, enquanto 27% são para iOS e 0,6% para outros sistemas operacionais.
Logo, a partir do momento que você estabelece quem é o seu público alvo e sabe um pouco do perfil dos usuários, naturalmente vai ficar fácil estabelecer qual sistema operacional utilizar.
Em suma, o indicado é trabalhar com um app que funcione no Android, mas que tenha uma versão também no iOS.
Em grande parte das vezes as empresas e os usuários não têm orçamento suficiente para criar dois apps, para dois sistemas operacionais. Se este for o caso, o ideal é desenvolver Android, pois é ele que manda no mercado.
5 – A escolha dos especialistas para o desenvolvimento dos aplicativos
Um único profissional não consegue desenvolver um app, é preciso diversos para que essa criação aconteça. Dentre eles estão:
- Desenvolvedor;
- Programador;
- Designer;
- Analista de sistema;
- Gerente de projetos e outros.
Por esse motivo, o indicado é buscar por uma empresa que seja especializada em desenvolvimento de aplicativos. Assim você consegue apresentar o que deseja e eles farão o app de acordo com as orientações dadas.
6 – Desenvolvimento de aplicativos e lançamento
Por fim, após a escolha dos profissionais ou de uma empresa responsável pelo app, é só fazer o desenvolvimento em si. Aqui há várias etapas importantes, como design, prototipagem, codificação e outros.
Em seguida, uma vez pronto o app, ele deve ser lançado. Para celulares Android, esse lançamento acontece na Play Store, para os celulares iOS, o lançamento acontece na Apple Store.
Entretanto, vale mencionar que ambas as lojas de aplicativos têm seus custos: 30 dólares na Play Store e 99 dólares na Apple Store. O valor deve ser pago anualmente.
Conclusão
O desenvolvimento de aplicativos é coisa séria e aqui você conferiu algumas das etapas que devem ser seguidas para que essa criação aconteça. Portanto, conte sempre com profissionais para que tudo ocorra da forma mais otimizada possível.
Leia também: Tecnologia da Informação – O que é?