HomeCotidianoO que são mudanças climáticas?

O que são mudanças climáticas?

As mudanças climáticas se tratam das alterações que acontecem no estado do clima da terra e que se caracterizam por permanecerem por um longo período.

Então, esse fenômeno já foi observado em toda a história do mundo e não se sabe se a sua origem é antrópica ou natural.

No entanto, tem-se notado que essas mudanças vêm acontecendo de forma muito intensa nos últimos anos por conta da ação do homem.

Logo, essas mudanças acabam se tornando uma ameaça muito grande à biodiversidade e é um dos principais problemas ambientais hoje. Abaixo vamos explicar mais sobre!

mudanças climáticas
mudanças climáticas – Imagem do google

O que são mudanças climáticas?

 De acordo com a Organização Nacional das Nações Unidas (ONU), as mudanças climáticas podem ser conceituadas de forma bem direta como “mudanças de longo prazo nas temperaturas e padrões do clima”.

Ainda segundo informações da própria ONU, esse fenômeno pode ter a sua origem totalmente natural, como acontece com as variações do sol, por exemplo.

Contudo, desde o século 19, a atividade dos seres humanos tem causado as mudanças climáticas de forma mais acelerada, em especial por conta da queima de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão.

Portanto, o resultado desta queima sem controle é a emissão de gases no ar, como CO2 (dióxido de carbono) e metano, gases que acabam potencializando o efeito estufa e aumentando a temperatura da terra.

Assim, quase toda a atividade humana tem contribuído para que esses gases sejam soltos no ar, como a locomoção com veículos movidos a gasolina, diesel, até geração de energia através das termelétricas e os aterros sanitários, por exemplo.

Desde a Era Industrial, que aconteceu a aproximadamente 250 anos, a temperatura média da terra já teve um aumento de 1,1 °C.

Então, em um primeiro momento esse número pode parecer baixo, mas é mais do que suficiente para desestabilizar o planeta terra, acarretando em eventos extremos.

Consequências das mudanças climáticas

As maiores consequências das mudanças climáticas são notadas em países tropicais, como é o caso do Brasil. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, pode ocorrer inundações, em razão da intensificação das tempestades.

Neste cenário, a pecuária e a agricultura são mais prejudicadas, bem como a sobrevivência de várias espécies que podem acabar sendo extintas de uma vez por todas. Sem contar com os deslizamentos de terras e o aumento das enchentes.

Além disso, algumas regiões, principalmente aquelas que têm uma grande quantidade de gelo, podem sofrer com muitas chuvas, o que acarretará em degelo das geleiras, aumentando o nível do mar e a temperatura média do planeta.

Por consequência, as áreas secas sofrerão com falta de água. Inclusive, a água potável já é escassa em algumas regiões.

Contudo, os estragos não param por aí, o aumento da seca levará também a ocorrência de incêndios, o que vai levar a perda da biodiversidade, ameaçando a vida da população.

A produção de alimentos também é impactada, pois mudanças climáticas afetam de forma direta o cultivo de várias espécies.

Logo, haverá a dificuldade do acesso à alimentação, aliada também ao aumento dos preços dos produtos.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris é um documento que conta com assinatura 196 países e que tem como intuito principal a tomada de medidas necessárias para frear as mudanças climáticas.

Portanto, é um acordo que firma o compromisso entre os países de lutarem para que o aumento da temperatura média do planeta fique abaixo de 2° C.

Logo, para garantir o sucesso do acordo, cada país que assinou o Acordo de Paris construiu seus compromissos.

O Brasil, por exemplo, comprometeu-se em diminuir a emissão de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis até 2025.

Conclusão

Como visto aqui, as mudanças climáticas acontecem sempre e há diversas causas que podem estar relacionadas com elas. No entanto, nos últimos tempos ela tem se intensificado.

Por isso, os países têm adotado medidas para garantir que essas mudanças não sejam tão intensas a ponto de trazer consequências sérias para todos.

Últimos Artigos