Quer aprender como usar o LinkedIn para conseguir emprego? Essa rede social nasceu em 2013 e é voltada especificamente para os negócios.
No entanto, ele ainda se caracteriza como uma rede social, o que significa que é importante manter-se conectado com outros usuários, interagindo para ser visto.
Contudo, não se trata somente de conexões, mas sim de conseguir engajar com as “amizades” para aos poucos começar a ser notado pelas pessoas presentes ali. Isso fará com que você consiga boas oportunidades no mercado de trabalho.
Porém, se você se sente inseguro e não sabe como usar o LinkedIn para conseguir emprego, aqui separamos algumas dicas importantes e que vão ajudar bastante. Acompanhe!

Deixe seu perfil completo
Então, se você ainda não tem uma conta no LinkedIn, o momento é esse de fazer o seu cadastro. Caso já tenha, é chegada a hora de preencher todas as informações, buscando deixar o seu perfil completo.
Desse modo, se torna mais fácil para os contatos e conhecidos localizarem você quando for necessário.
Além disso, um perfil completo costuma transmitir mais confiança, aumentando também as chances de você ser recrutado por alguma empresa e ampliando as suas oportunidades.
Sendo assim, se atente as seguintes informações que precisam estar completas:
- Nome;
- Localização;
- Área de atuação;
- Dados sobre a sua carreira profissional;
- Cursos que você já fez;
- Experiências profissionais anteriores.
Nessa etapa de como usar o LinkedIn para conseguir emprego é fundamental ainda que você adicione uma boa fotografia, pois é uma das primeiras coisas que os recrutadores se atentam.
Logo, o ideal é que você escolha uma imagem que transmita profissionalismo. Não é obrigatório foto de estúdio. Porém, é aconselhado uma foto bem iluminada, sem filtros e que seu rosto apareça de forma completa.
Como usar o LinkedIn para conseguir emprego? Comece a se conectar com as pessoas!
Após ter completado o seu perfil, a etapa seguinte para conseguir o emprego usando o LinkedIn é conectar-se às outras pessoas.
A partir do momento que você tiver preenchido suas experiências profissionais, instituições que você frequentou e o seu ramo de atuação, a própria ferramenta mostra alguns perfis de pessoas que você possa conhecer ou que são relevantes.
Então, a nossa dica é que você comece adicionando as próprias recomendações que o LinkedIn disponibiliza.
Além disso, vale a pena procurar pelas pessoas que você conhece também, seja usando o nome delas ou as empresas que trabalham.
Nessa etapa você deve ainda seguir as empresas que sonha em trabalhar, muitas delas mantém um perfil ativo por lá e elas costumam criar textos e postar as vagas em aberto.
Interaja nas postagens das pessoas
Dando continuidade as dicas de como usar o LinkedIn para conseguir emprego, vale a pena ainda interagir nas postagens de outros usuários, pois essa ferramenta ainda é uma rede social.
Logo, ela é excelente para criar conexões, fazer networking e se colocar em visibilidade para ser contratada.
Sem contar que ao interagir com os usuários, mais seu perfil ganha relevância e cada vez mais você vai aparecendo para outras pessoas.
Por esse motivo, sempre que conferir algum conteúdo interessante e que você possa contribuir, faça comentários.
Hora de procurar vagas no LinkedIn
Agora é o momento de efetivamente aprender como usar o LinkedIn para conseguir emprego. Como já citamos anteriormente, essa rede social é voltada para os negócios.
Só para se ter uma noção, mais de 58 milhões de empresas estão cadastradas lá e 80% dos recrutadores de grandes marcas usam o LinkedIn para encontrar profissionais.
Logo, você pode usar algumas das próprias ferramentas dessa rede social para encontrar as oportunidades de emprego, como é o caso do “alerta de vagas”, por exemplo.
A partir das informações preenchidas, a plataforma envia alertas de oportunidades que estão em aberto e que combinam com o seu perfil profissional
Assim, você pode decidir se deseja receber as vagas por e-mail ou ser notificado pelo próprio aplicativo.
Além disso, outra forma de como usar o LinkedIn para conseguir emprego é deixando claro que você está à procura de oportunidades.
Inclusive, a própria ferramenta disponibiliza um adesivo que você pode adicionar ao seu avatar e ele indica que o usuário está em busca de um emprego.
Portanto, com essa função você já deixa claro o seu objetivo e as empresas interessadas podem entrar em contato com você com maior facilidade também.
Conclusão
Agora é só seguir cada uma dessas dicas de como usar o LinkedIn para conseguir emprego. Com certeza você vai encontrar uma boa oportunidade ao colocar em prática cada uma das nossas orientações.