Quer renovar a decoração da sua casa, deixando-a mais decorativa e aconchegante, usando quadro, mas não sabe como escolher?
Apesar de parecer algo simples, escolher os objetos decorativos não é uma tarefa fácil, pois é preciso considerar uma série de fatores.
Afinal de contas, você não quer que a sua casa fique poluída com uma decoração que nada tem a ver com você, não é mesmo?
Então, para te ajudar, separamos algumas dicas incríveis de como escolher adequadamente os quadros da sua casa. Vem com a gente e acompanhe!

Grande ou pequeno?
Essa é uma das grandes dúvidas que surgem quando o assunto são quadros decorativos: grande ou pequeno?
De acordo com os especialistas em decoração, o ideal é que a peça tenha um tamanho proporcional ao cômodo em que será acomodada. Simples assim!
Portanto, se a sua sala for pequena, o quadro não deve ser grande o bastante para chamar toda a atenção para si.
Todavia, toda regra tem exceção e aqui não seria diferente: caso goste de uma peça maior e o cômodo seja pequeno, o ideal é acomodá-la em uma parede totalmente vazia.
Onde colocar o quadro?
Grande parte das pessoas que se utilizam dessas peças para decorar a casa tendem a acomodá-las sempre atrás de algum móvel, como sofá ou cama.
No entanto, não existe uma regra! Sendo assim, você pode colocá-lo nas laterais, por exemplo, mesmo que acabem chamando menos atenção, ainda fica bastante elegante e bonito.
Além disso, vale citar que o quadro no centro nem sempre é uma boa pedida, muitas vezes ele acaba ficando solto e não faz tanto sentido dentro da decoração.
Porém, tudo depende do objetivo. Algumas vezes pode fazer sentido dentro de um contexto que seja coerente, é claro!
Então, falando em altura, deve-se respeitar o padrão de 1,60 m do chão. Assim, a peça ficará sempre na altura do olhar de um adulto em pé.
Siga o estilo decorativo da casa
Além de tudo que você já viu aqui, a escolha deve seguir também o estilo decorativo da sua casa.
Logo, se o seu imóvel segue um estilo rústico, não faz sentido acomodar nele uma peça que remeta ao minimalista ou até mesmo uma obra no estilo art pop, por exemplo.
Dessa maneira, se a sua casa segue um estilo mais clássico, vale colocar paisagens ou naturezas. No estilo mais minimalista de decoração, folhas e árvores combinam muito bem.
Por fim, se o imóvel segue o estilo rústico, vale apostar em quadros com pinturas mais intensas e até extravagantes.
Harmonização das cores
Após considerar o estilo de decoração da sua casa, é preciso ainda conferir se as cores dos quadros combinam com o ambiente.
Ora, as cores não podem ser tão diferentes, uma vez que elas podem causar uma certa confusão no estilo do cômodo.
Portanto, se o seu quarto tem cores frias, por exemplo, escolha peças que sigam essa mesma linha.
Por sua vez, se a sala tem cores mais quentes, aposte em colorações semelhantes, como vermelho, laranja ou amarelo, por exemplo.
Logo, o segredo para decorar adequadamente com quadros é simplesmente respeitar a harmonização.
Estabeleça a quantidade de quadros
Para finalizar, você precisa ainda estabelecer quantos quadros vão fazer parte daquele cômodo e novamente tudo depende do estilo da peça, bem como do tamanho.
Então, em uma sala pequena, por exemplo, você pode adicionar vários quadros, mas desde que eles sejam pequenos também, mas em tamanhos variáveis, criando assim uma harmonização entre eles.
Conclusão
Decorar um ambiente é tarefa séria e você precisa pensar bem como os quadros podem ajudar a tornar a sua casa mais confortável. Com essas dicas, vai ficar mais fácil criar uma harmonia.
Leia também: Reforma de apartamento – Como economizar?