O jardim vertical apartamento é uma tendência, sendo ideal para quem não quer ficar longe da natureza, mesmo morando em centros urbanos.
Além de ocupar pouco espaço, ele deixa o ambiente mais aconchegante e charmoso. Afinal de contas, um cantinho verde em casa é ótimo para respirar ar puro e regular a temperatura, não é mesmo?
No entanto, apesar de vantajoso e incrível, é natural que algumas dúvidas acabem surgindo e muitas pessoas nem sequer conhecem essa tendência de jardim.
Por essa razão, hoje vamos explicar o que é jardim vertical apartamento, as vantagens e algumas dicas. Acompanhe!

O que é?
O jardim vertical nada mais é que uma estrutura de jardim montada na parede com diversos tipos de plantas. Logo, o objetivo é integrar um espaço verde em construções urbanas, como apartamentos, por exemplo.
Assim, ele se torna uma excelente opção para modernizar o ambiente, trazendo os encantos e as belezas das plantas para dentro de casa, mesmo quando não se tem muito espaço disponível.
Com ele é possível ter um espaço mais alegre e descontraído, especialmente quando se misturam flores, plantas e ervas aromáticas.
Inclusive, vale dizer que o jardim vertical apartamento é uma prática bastante comum dentro da arquitetura sustentável.
Jardim interno
Então, ele pode ser montado dentro do apartamento, principalmente na sala. Neste caso, ele é chamado de jardim vertical interno.
Assim, por ser dentro da residência, o indicado é o uso de plantas artificiais ou aquelas que não exigem muita rega, como cactos, suculentas e rosa de pedra, por exemplo.
Porém, caso queira folhagens mais naturais e um maior volume no jardim vertical apartamento, é preciso que haja um planejamento maior, criando uma estrutura que permita irrigar as plantas e escoar o excesso de água.
Caso não seja possível, hoje no mercado existem kits de irrigação de jardins suspensos e eles têm peças que ajudam na coleta do excesso de água.
Jardim externo
Como o nome já deixa claro, o jardim externo é aquele construído fora do apartamento, como na varanda, por exemplo.
Então, por estar localizado em um espaço que naturalmente recebe luz e chuva, o jardim vertical apartamento pode conter diversos tipos de plantas.
Além disso, neste caso, existe a grande facilidade na manutenção e limpeza, pois é possível realizar a higienização sem que a sujeira acabe indo para o espaço interno do apartamento.
Vantagens do jardim vertical apartamento
Existem muitas vantagens em ter um jardim vertical no seu apartamento, dentre elas podemos citar algumas principais, como:
- Isolamento térmico;
- Melhora significativa da qualidade do ar;
- Redução de ruídos externos;
- Baixo custo de manutenção;
- Confere beleza e valorização para o imóvel.
Como montar jardim vertical apartamento?
Agora que você já sabe o que é e as vantagens, separamos algumas dicas incríveis para você montar seu jardim vertical aí no seu próprio apartamento. Veja!
Pense na estrutura
Para começar, você precisa pensar na estrutura do jardim vertical, pois é fundamental que ela seja segura. Para isso, deve-se considerar se a rega será realizada de forma manual ou automatizada.
Além disso, você precisa pensar também se a parede recebe luz solar e outros fatores que são importantes para o crescimento das plantas.
Por esse motivo, quando se fala em jardim vertical apartamento, o ideal é buscar por um profissional especializado para casos mais complexos ou se utilizar de modelos já prontos.
Escolha das plantas
Para que você faça a escolha certa das plantas, é necessário considerar uma série de fatores, como as condições climáticas e onde o jardim será instalado: interno ou externo.
Então, se o lugar recebe irradiação solar, algumas plantas são mais indicadas, como:
- Jiboia;
- Costela de adão;
- Bromélia.
No entanto, se o jardim vertical apartamento estiver na sombra, outras espécies são mais aconselhadas, como:
- Samambaia;
- Peperômia;
- Rhipsalis.
Em caso de dúvidas, consulte um paisagista, esse é o profissional certo para indicar as melhores espécies e mais adequadas para o seu jardim vertical.
Misture as plantas
Para que seu jardim vertical apartamento fique bonito, com plantas diferentes e folhagens diversas, vale a pena fazer uma mistura de espécies.
Portanto, é possível considerar as folhagens, flores, ervas e tantos outros fatores para que o seu jardim seja o mais bonito e cheio de personalidade possível.
Conclusão
Então, você já sabe tudo sobre o jardim vertical apartamento e é só seguir as dicas para montar o seu. Lembre-se que ter uma orientação profissional é a melhor maneira de ter um jardim saudável e bonito.