É muito provável que você já tenha ouvido falar das plantas do cerrado, uma vez que esse bioma é o segundo maior do Brasil e é um dos mais ricos quando se fala em biodiversidade.
Então, falando nas características do cerrado, a vegetação é parecida com a de uma savana, tendo assim árvores baixas, com troncos retorcidos, raízes longas e folhas grossas.
Logo, por apresentar uma grande variedade de características, o cerrado é dividido em vários subsistemas, sendo eles:
- Cerrado;
- Cerradão;
- Campestre;
- Floresta de galerias;
- Campos rupestres.
Desse modo, essa grande diversidade faz com que existam muitas plantas do cerrado e abaixo vamos citar as principais. Veja!

1 – Pau-terra
É uma das mais importantes plantas lenhosas do cerrado, atingindo uma altura média de 6 m e tronco de 30 cm a 40 cm de diâmetro.
Assim, nos seus troncos estão sementes com um formato que acaba ajudando na dispersão pelo vento.
Por sua vez, as folhas do Pau-terra apresentam tons claros e as folhas brilhantes fazem com que elas sejam utilizadas muitas vezes no paisagismo. Além disso, é uma árvore que se utiliza para fabricar forros e estruturas de móveis.
2 – Araçazeiro
Uma das plantas do cerrado mais conhecidas é o Araçazeiro, também chamada araçá-do-cerrado. Popularmente ela ainda é conhecida como goiabinha do campo.
Logo, falando do seu uso, ela é uma planta que tem uma madeira de qualidade, apesar de fina. Por isso, é muito usada na fabricação de cabos e instrumentos domésticos.
Além disso, a sua casca, entrecasca e folhas também fazem parte da medicina popular, sendo considerada um remédio natural. Geralmente, suas folhas ajudam no combate à diarreia.
3 – Jacarandá
Jacarandá é uma árvore que se diferencia por ter o tronco torto e irregular, não possuindo qualquer ramificação e chegando à altura de 10 m, com até 80 cm de diâmetro.
Entretanto, o que chama atenção no Jacarandá é que ele é extremamente ornamental. Na sua época de floração, a árvore apresenta flores que vão entre o lilás e o azul e que a cobrem de forma total.
A madeira do Jacarandá foi muito explorada no Brasil Colonial, mas hoje está protegida pelas leis ambientais. Logo, isso faz dela uma madeira rara e muito cara.
4 – Aroeira-pimenteira
A Aroeira-pimenteira é uma das plantas do cerrado também e é considerada uma árvore de porte médio a pequeno, variando de 5 a 10 metros de altura.
Então, as suas flores são brancas e muito pequenas. Por conta de uma semente única que envolve a sua película, a Aroeira-pimenteira costuma atrair muitos pássaros.
Além disso, é uma árvore bastante utilizada no paisagismo, uma vez que tem o plantio fácil, pois se adapta aos mais diversos solos e climas.
Inclusive, a Aroeira-pimenteira leva esse nome porque seu filtro se assemelha a pimenta-do-reino.
5 – Mangabeira
A Mangabeira não poderia ficar de fora da lista de plantas do cerrado e o seu nome tem origem indígena, que significa “coisa boa de comer”.
Portanto, o fruto da Mangabeira, chamado de mangaba, pode ser encontrado não somente no cerrado, mas também no litoral nordestino e na caatinga.
Aliás, ela é uma das mais importantes produtoras de matéria prima de sorvetes e sucos da região Centro-Oeste do Brasil.
Logo, a sua floração tende a acontecer nos meses de agosto a novembro, mas a frutificação acontece em qualquer mês, em especial de julho a outubro e de janeiro a abril.
6 – Pau-santo
Finalizando a nossa lista com as plantas do cerrado, você encontra ainda o Pau-santo, uma planta que é medicinal e ornamental.
Então, essa árvore apresenta galhos retorcidos, uma floração bastante abundante e ao mesmo tempo delicada.
Desse modo, o seu conjunto tem um aspecto bem bonito e incrível. Por conta disso, seus ramos, frutos e flores são comumente vistos em arranjos florais.
Além disso, vale citar que o Pau-santo tem a sua florada na data de finados. Logo, o seu uso em cemitérios é muito comum.
Conclusão
Essas são apenas algumas das plantas do cerrado. Esse bioma tem uma grande diversidade e você encontra tantas outras árvores que são importantes e utilizadas para diversas finalidades.